terça-feira, 27 de maio de 2014

Containers

Arquitetura em Containers


Possuir uma essência ecologicamente correta tornou-se condição para o consumo de certos produtos e serviços. A construção civil vem se adaptando rapidamente a esta tendência. Projetos de telhados verdes, reaproveitamento de águas da chuva, soluções em harmonia com o meio ambiente são exemplos cada vez mais comuns.

Reaproveitar containers é uma dessas soluções e vem sendo aprimorada e utilizada em inúmeros projetos na última década. Além da economia de recursos naturais (areia, tijolo, cimento, água, ferro etc.), há maior economia e rapidez durante a obra.

A partir de containers sem utilidade comercial, que virariam sucata, concretizam-se os mais diversos projetos, residências, hotéis, até lojas. Além da óbvia reciclagem e do exercício de sustentabilidade, tais projetos costumam ser inovadores e muito práticos.


A Sleeping Around (empresa de hotéis compactos) aproveitou esta idéia para criar um hotel inovador e ecologicamente correto. Com containers eles criaram quartos de hotéis de luxo, que atendem clientes pelo mundo afora: trata-se de um hotel "pop-up", que se move por diferentes regiões. Pode-se observar sua trajetória  e sugerir novas locações através de seu site.


Sleeping Around
Uma franquia brasileira pretende implantar hotéis-containers de até 120 quartos. Pela facilidade de instalação, podem ser instalados praticamente onde quer que sejam necessários.
As primeiras unidades estão previstas para São Paulo, no bairro da Barra Funda, em Recife, no bairro de Boa Viagem, e em Ribeirão Preto, no interior paulista. O padrão será de 3 estrelas e as diárias devem custar 20% menos que o preço de outros hotéis com a mesma classificação.

Outros destaques no ramo: Bayside Marina Hotel, Japão O hotel é projeto dos arquitetos da Yasutaka Yoshimura. Os containers mostraram-se de baixo custo, elegância e originalidade. São 31 quartos de containers no total.



Bayside Marina Hotel
Xiangxiangxiang Boutique Hotel, China
Todo feito a partir de containers e é considerado 5 Estrelas! Foram utilizados 35 contêineres, e são 21 quartos com medidas entre 15 e 30 m². O projeto todo ficou pronto em três meses. A empresa responsável é a Tonghe Shanzi Landscape Design. Ele fica ao lado de uma colina em Changski, local bem tranquilo e acolhedor. Cada quarto é decorado com uma diferente temática chinesa.

Xiangxiangxiang Boutique Hotel

Xiangxiangxiang Boutique Hotel
Travelodge Heathrow Hotel, Inglaterra Localizado em Londres, é o maior hotel modular do mundo. O fabricante é  a  CIMC. Com 307 quartos e o equivalente a 181 módulos de container, o projeto contemplou recursos completos de proteção acústica, por sua proximidade ao aeroporto. Sua implantação foi finalizada 4 meses antes do que seria numa construção convencional.

Travelodge Heathrow Hotel

Travelodge Heathrow Hotel
Container Design Loft, Uruguai
Localizado em Punta del Este, o projeto é da empresária Alejandra Dellepiane. A 250 metros do mar, tem público-alvo de famílias pequenas e casais. Seus preços partem de US$ 70. O hotel é equipado com painéis solares e toda a iluminação é com led.

Container Design Loft

Container Design Loft


Imagens:
www.casapark.com.br
www.containersa.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário